Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Costelinha, Arroz com abacaxi e Crocante de Baroa


A Receita de hoje foi meu almoço de domingo passado, é de comer rezando! Costelinha de porco grelhada com geléia de hortelã, acompanhada de arroz com abacaxi e crocante de batata baroa. Tem gente que ainda acredita que a carne de porco faz mal à saúde, mas em torno disso, existe mais mito do que verdade. Antigamente, quando os porcos eram mal alimentados, a carne era mais pesada e menos saudável. Atualmente, sendo alimentados com ração balanceada, os suínos tem a sua carne apreciada sem culpa. De meados da década de 80 até hoje, o suíno perdeu 31 % de sua gordura, 14 % de calorias e 10 % de colesterol e sua carne tornou-se saudável e muito saborosa. O percentual de carne magra era de 50% antes da década de 80. Atualmente, a carne magra representa de 58% a 62%. O alimento também é rico em ácido linoleico, que neutraliza de forma eficaz os efeitos negativos do ácido palmítico, que é uma gordura saturada.Sendo sem culpa, Vamos lá!

Vai precisar de:

* Costela de porco (de preferência a parte com menos osso e mais carne)
* Limão
* Pimenta calabresa
* Alecrim fresco
* Sal grosso
* Salsa desidratada
* Geléia de hortelã ou menta.

Para o Arroz:

* Arroz branco
* Cebola
* Abacaxi em cubos
* Salsa desidratada

Preparo:

1- Tempere a costela com o limão, pimenta, salsa e alecrim, e deixa curtir o tempero por aproximadamente 1 hora.
2- Salgue a carne com o sal grosso somente na hora que for cozinhar, para evitar que fique salgado demais.
3- Para cozinhar a carne, existem duas opções: a primeira, pra quem tem, é o Grill elétrico com tampa, onde pode ser grelhado sem nenhum tipo de gordura, e a carne cozinha bem com a tampa fechada, depois é só deixar sem a tampa para dourar. Se você não tiver o Grill, o procedimento pode ser feito num tabuleiro, indo ao forno coberto com papel alumínio (a parte brilhante pra dentro), retirando o papel alumínio quando for dourar.
4- Estando a carne pronta, acompanhe-a de geléia de hortelã na hora de servir.
5- Para preparar o arroz, não há mistério: É só refogar a cebola em um fio de óleo, acrescentar o abacaxi e o arroz, e cozinhar normalmente, colocando sal a gosto e salsa para dar um sabor diferenciado.
6- Para o crocante de batata baroa, basta ralar a batata baroa crua em um ralador, armazenar a batata ralada em um saco bem fechado e congelar. Com a batata congelada, frite-a em óleo bem quente. É importante fritar a batata congelada para que ela fique sequinha, sem absorver demais a gordura da fritura.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário