Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Rocambole Salgado



Sexta-feira é o melhor dia da semana! Depois de uma semana inteira de trabalho, hora de relaxar! E como relaxar nem sempre combina com dieta, hoje temos permissão poética pra dar uma pausa e fazer um lanchinho gostoso pra terminar a semana feliz. Mas os saudáveis de plantão não precisam ficar tristes: Essa tem uma versão mais light também, agradando a gregos e troianos. Vamos lá!

Vai precisar de:

* 1 Copo de leite morno
* 1 Xícara de óleo
* 1 Tablete de fermento biológico fresco (ou 1 sachê de fermento biológico instantâneo)
* 1 Pitada de sal
* Farinha de Trigo
* Recheio de sua preferência
* 1 Gema

Preparo:

1- Coloque o leite morno em uma bacia, e dissolva nele o fermento. O leite não pode estar quente demais, nem frio demais. Esse é o segredo para a massa ficar levinha.
2- Após dissolver o fermento, acrescente o sal, o óleo e farinha de trigo até formar uma massa macia, que desgrude das mãos.
3- Sove bem a massa e deixe descansando por 1 hora em temperatura ambiente.
4- Após 1 hora, prepare uma superfície lisa de granito ou mármore, cobrindo-a com farinha de trigo.
5- Divida a massa em 2 partes, colocando uma das partes na superfície enfarinhada e abrindo-a com a ajuda de um rolo de macarrão de forma a ficar um retângulo bem fininho.
6- Coloque o recheio de sua preferência e enrole cuidadosamente.
7- Acomode em um tabuleiro, também salpicado com farinha de trigo.
8- Utilize a outra metade da massa pra fazer outro rocambole.
9 - Pincele ambos com a gema de 1 ovo, e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média até assar e ficar dourado em cima.

Dica 1: Como sugestões de recheio, eu sugiro: Presunto com mussarela, lombo canadense com cream cheese, molho de salsicha (sem caldo), atum, frango desfiado com catupiry, Mussarela com rodelas de tomate e manjericão.

Dica 2: Faça uma receita light substituindo a farinha comum pela integral, trocando o leite comum pelo desnatado e substituindo o óleo pelo azeite. Como opções de recheio use ricota com ervas, ricota com espinafre, ricota com peito de chester, peito de chester com cotàge, queijo minas com alho poró, e por aí vai.

Rende 2 rocamboles.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!


Um comentário:

diva responde disse...

MANDOU BEM NA VERSÃO MAIS SAUDÁVEL!!!

Postar um comentário