Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Salada de Beterraba Caramelizada

Vermelhinha e suculenta, a beterraba não é apenas bonita e apetitosa. É uma leguminosa rica em vitaminas A,B1,B2,B5 e C, além de potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Também é rica em proteínas, tem poucas calorias, apesar de ser doce, e não tem nadinha de gordura. Entre suas propriedades benéficas, podemos destacar o combate à infecções, inflamações e prevenção de cálculos renais. Ajuda a eliminar toxinas do organismo, purificando o sangue. É rica em antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico. Fortalece também o sistema circulatório, o sistema linfático, e o sangue, prevenindo anemias, amenizando os males da menstruação e menopausa. Além de tudo, é fonte de energia, estimulando a memória e a concentração. Com esse currículo nota 10, você fica com a consciência levinha pra aproveitar essa receita que mistura o inusitado e o divino. vamos lá!

Vai precisar de:

* Ramos de beterraba com as folhas¹
* Amêndoas sem casca fatiadas em lâminas finas
* Queijo Parmesão ralado grosso (Ou queijo Feta, se preferir)
* Pimenta dedo-de-moça
* Vinagre Balsâmico
* Azeite extra-virgem
* Suco de limão
* Pimenta do reino moída
* Açúcar mascavo

Preparo:

1- Cozinhe as beterrabas inteiras em panela de pressão de modo a ficarem al dente. Corte-as em tiras grossas e disponham-as em um tabuleiro.
2- Salpique por cima das beterrabas açúcar mascavo peneirado, pimenta do reino, azeite e vinagre balsâmico. Mexa tudo com as mãos, cubra com papel alumínio e leve ao forno para assar e caramelar. Tome cuidado para não deixar queimar, pois o açúcar pode ficar amargo. Deixe esfriar.
3- Com as folhas dos ramos de beterraba limpas, pique-as grosseiramente e arrume-as no centro dos pratos. Tempere as folhas com azeite, sal e suco de limão. Jogue pimenta dedo-de-moça salpicada por cima das folhas.
4- Com as beterrabas assadas e frias ( é importante que estejam frias para que as folhas não murchem), arrume-as em volta do monte de folhas.
5- Salpique queijo por cima e amêndoas laminadas.

¹- Você pode encontrar beterrabas com as folhas bem verdes em feiras ou na rede Hortifruti. Se preferir, substitua por agrião ou rúcula.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário