Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

Rocambole Salgado



Sexta-feira é o melhor dia da semana! Depois de uma semana inteira de trabalho, hora de relaxar! E como relaxar nem sempre combina com dieta, hoje temos permissão poética pra dar uma pausa e fazer um lanchinho gostoso pra terminar a semana feliz. Mas os saudáveis de plantão não precisam ficar tristes: Essa tem uma versão mais light também, agradando a gregos e troianos. Vamos lá!

Vai precisar de:

* 1 Copo de leite morno
* 1 Xícara de óleo
* 1 Tablete de fermento biológico fresco (ou 1 sachê de fermento biológico instantâneo)
* 1 Pitada de sal
* Farinha de Trigo
* Recheio de sua preferência
* 1 Gema

Preparo:

1- Coloque o leite morno em uma bacia, e dissolva nele o fermento. O leite não pode estar quente demais, nem frio demais. Esse é o segredo para a massa ficar levinha.
2- Após dissolver o fermento, acrescente o sal, o óleo e farinha de trigo até formar uma massa macia, que desgrude das mãos.
3- Sove bem a massa e deixe descansando por 1 hora em temperatura ambiente.
4- Após 1 hora, prepare uma superfície lisa de granito ou mármore, cobrindo-a com farinha de trigo.
5- Divida a massa em 2 partes, colocando uma das partes na superfície enfarinhada e abrindo-a com a ajuda de um rolo de macarrão de forma a ficar um retângulo bem fininho.
6- Coloque o recheio de sua preferência e enrole cuidadosamente.
7- Acomode em um tabuleiro, também salpicado com farinha de trigo.
8- Utilize a outra metade da massa pra fazer outro rocambole.
9 - Pincele ambos com a gema de 1 ovo, e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média até assar e ficar dourado em cima.

Dica 1: Como sugestões de recheio, eu sugiro: Presunto com mussarela, lombo canadense com cream cheese, molho de salsicha (sem caldo), atum, frango desfiado com catupiry, Mussarela com rodelas de tomate e manjericão.

Dica 2: Faça uma receita light substituindo a farinha comum pela integral, trocando o leite comum pelo desnatado e substituindo o óleo pelo azeite. Como opções de recheio use ricota com ervas, ricota com espinafre, ricota com peito de chester, peito de chester com cotàge, queijo minas com alho poró, e por aí vai.

Rende 2 rocamboles.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!


quarta-feira, 21 de março de 2012

Tomate Recheado

O tomate é um fruto rico em licopeno, vitaminas do complexo A e do complexo B, fósforo, potássio, ácido fólico e cálcio. Quanto mais maduro, maior a concentração dos nutrientes. Como é rico em água, possui poucas calorias. Tem influência positiva no tratamento do câncer, pois o licopeno presente em sua composição é eficiente na prevenção de câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico. Pesquisas comprovam que os benefícios do tomate podem ser ainda maiores se este for consumido cozido e com azeite. Como nessa suculenta receita. Vamos lá!

Vai precisar de:

* Tomates bem firmes
* Ricota fresca
* Azeite próprio para cozinhar
* Salsa desidratada
* Pimenta dedo-de-moça
* Alho poró
* Parmesão ralado

Preparo:

1- Faça um furo redondo na parte superior do tomate, retirando toda sua polpa, com cuidado para que não se desfaça. Por isso é importante que sejam tomates firmes.
2- Em uma tigela, amasse a ricota com a ajuda de um garfo, pra que fique soltinha. Junte salsa, o alho poró picadinho, a pimenta picadinha, azeite e sal, caso ache necessário.
3- Recheio os tomates com essa mistura, e salpique parmesão por cima.
4- Leve ao forno médio, até que derreta o parmesão e o tomate fique com as pontinhas da pele querendo soltar. Sirva com mais azeite.

Dica: Não desperdice! Guarde toda a polpa que foi retirada dos tomates e use para um suculento molho de tomates, batendo tudo no liquidificador com um pouco de água e manjericão fresco!

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!

terça-feira, 20 de março de 2012

Salada de Lentilha

A lentilha é uma leguminosa que apresenta melhor qualidade nutricional que o feijão,quando se trata de proteínas. É rica em vitamina B, ferro e proteínas, além de ser importante fonte de fibras, que ajudam a baixar o colesterol e controlar distúrbios de açúcar no sangue, sendo ótimo alimento para diabéticos, sobretudo aqueles que tem crises de hipoglicemia. É preventivo de constipação, além de prevenir doenças digestivas como síndrome do intestino irritável e diverticulose. Além disso, não tem gordura e tem poucas calorias. Depois dessa ficha nutricional saudável, só nos resta apreciá-la, nessa receita que é simplesmente divina. Vamos lá!

Vai precisar de:

* Lentilhas
* Cebola
* Azeite próprio para cozinhar
* Coentro
* Pimenta dedo-de-moça
* Gergelim integral
* Ricota fresca
* Salsa desidratada

Preparo:

1- Cozinhe as lentilhas al dente. Se cozinharem demais, quando for misturar, irão se desfazer. É bom que fiquem inteiras. Escorra a água e reserve-as.
2- Pique cebolas em pedaços grandes, cortando-a em 4 pedaços, e depois, em 8. Doure-as numa frigideira com azeite, de modo a ficarem levemente amolecidas.
3- Junte as cebolas à lentilha cozida.
4- Pique a pimenta dedo-de-moça, o coentro e a ricota (esta última em cubos).
5- Junte os ingredientes picados à lentilha, coloque o gergelim e a salsa a gosto.
6- Acrescente sal, e um pouco de azeite, mexendo bem.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Carpaccio Vegetariano

A abobrinha é um alimento de fácil digestão, por ser água 90% de sua composição. É útil no funcionamento do intestino, no controle de náuseas e atua como vermífugo. É rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, fósforo, cálcio e sódio. É rica em niacina, que remove toxinas do nosso organismo. Além de tantos nutrientes, ela tem pouquíssimas calorias. E está nessa receita que é tão deliciosa quanto simples de fazer. Vamos lá!

Vai precisar de:

* Abobrinha italiana
* Coentro
* Salsa desidratada
* Limão
* Molho de pimenta vermelha
* Mostarda
* Azeite
* Parmesão ralado

Preparo:

1- Corte a abobrinha crua em um ralador bem fino (pra um prato como esse da imagem, uma abobrinha é suficiente). Disponha em uma travessa. Reserve.
2- Em uma tigela faça um molho com mostarda, salsa desidratada, molho de pimenta e suco de meio limão.
3- Salpique coentro picado sobre as abobrinhas. Em seguida, coloque o molho delicadamente, de modo a cobrir todas as fatias.
4- Esprema a outra metade do limão sobre as abobrinhas, em seguida, regue com azeite.
5- Cubra com parmesão ralado.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Sorvete com Casca Crocante

O Consumo moderado de café (3 a 4 xícaras por dia), traz benefícios à nossa saúde. Previne o Mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, cálculos biliares, câncer de cólon, reduz o consumo de álcool e drogas e melhora a atenção, ajudando no desempenho escolar e produtividade no trabalho. Tem antioxidantes, combatendo os radicais livres. Melhora a oxigenação do sangue e baixa o risco de câncer de próstata. Porém, deve ser consumido moderadamente. O consumo excessivo faz com que a cafeína aumente a influência da dopamina, um neurotransmissor. Em excesso, o café pode acabar trazendo malefícios. Na medida certa, os benefícios são muitos. E está nessa receita rápida, saborosa, diferente, para dias que você quer uma sobremesa sem ter trabalho. Vamos lá!

Vai precisar de:

* Sorvete do sabor de sua preferência. Combina bem com creme e chocolate.
* Café em pó.
* Capuccino em pó.
* Avelãs.
* Chocolate ao leite ou amargo.

Preparo:

1- Triture as avelãs no processador, reserve-as.
2- Triture o chocolate no processador, rapidamente, de forma a ficar em pedacinhos pequenos. Se demorar muito, vai derreter. Caso isso ocorra, leve ao congelador por 1 minuto e repita o procedimento.
3- Misture o chocolate e avelã triturados, o café e o capuccino, formando uma farofa.
4- Faça bolas de sorvete e passe nessa farofa.
5- Volte ao congelador por mais 10 minutos e sirva.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!


terça-feira, 13 de março de 2012

Guarnição à Francesa

A ervilha é um legume em grão rico em vitaminas A, B1, B6, C e K. Por serem fontes de fibras, são de fácil digestão e ajudam no funcionamento do intestino. É fonte de sais minerais como fósforo, potássio, cálcio e ferro. Além disso, tem poucas calorias. E está nessa receita rapidinha, que é um acompanhamento delicioso para o seu almoço. Cai bem com todos os tipos de carne. E tira aquela mesmice do arroz com feijão. Vamos lá!

Vai precisar de:

* Cebola em pedaços grandes
* Ervilhas congeladas
* Presunto picado
* Batata palha
* Azeite próprio para cozinhar

Preparo:

1- Coloque um fio de azeite em uma frigideira, e coloque as cebolas, mexendo até que fiquem levemente douradas e amolecidas.
2- Junte o presunto, refogando-o.
3- Cozinhe as ervilhas congeladas, e junte-as ao presunto, mexendo delicadamente.
4- Por último, coloque a batata palha, mexendo pouco.
5- Sirva em seguida.

Dica: prepare próximo a hora de servir a refeição, para que a batata palha não fique mole.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Salada de Pepinos

O pepino é um diurético natural, de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõe a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, principalmente do rosto. É rico também em água, fósforo, ferro, vitamina A, C, cálcio e tem pouquíssimas calorias. E está nessa refrescante e inusitada receita, pra começar a semana purificando o organismo. Vamos lá!

Vai precisar de:

* Pepinos
* Alho poró
* Folhas de hortelã
* Pimenta dedo-de-moça
* Suco de limão siciliano
* Azeitonas pretas
* Azeite extra-virgem
* Vinagre balsâmico

Preparo:

1- Corte os pepinos ao meio, no sentido do comprimento. Depois corte-os em tiras e em seguida, em cubos. Coloque-os em uma saladeira.
2- Pique o alho poró, a pimenta e as folhas de hortelã. Misture-as ao pepino.
3- Em um recipiente separado, misture azeite, vinagre balsâmico e suco de limão siciliano. Reserve.
4- Retire os caroços das azeitonas, esmague-as e misture-as no molho.
5- Incorpore o molho à salada. Não é necessário sal.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Molhos Para Nachos

A culinária Mexicana, em termos de variedades, sabores e texturas, é uma das mais ricas do mundo, apesar de por vezes, ser caracterizada por ser muito condimentada e gordurosa. A culinária mexicana atual tem origem em mistura de tradições, ingredientes e criatividade. A maior parte tem base nativa americana, com misturas indígenas e um toque espanhol. Dentre esses pratos, o nacho é uma comida popular no México e Estados Unidos. Consiste em tortillas de milho triangulares e crocantes, cobertas de queijo e pimenta ou acompanhada de molhos. E você vai aprender a fazer esses saborosos e diferentes molhos pra acompanhar os nachos. Vamos lá!

Sour Cream:

Vai precisar de:

* 1 Caixinha de creme de leite
* 1 Pote de cream cheese
* Suco de 1 limão

Preparo:

1- Bater tudo no liquidificador.

Guacamole:

Vai precisar de:

* 1 Abacate maduro
* 1 Tomate sem sementes
* 1 Pimenta dedo-de-moça
* 1/2 Xícara de coentro picado
* Suco de 1 limão
* Sal a gosto

Preparo:

1- Bata tudo num processador, no modo pulsar, para que não vire uma pasta. É bom que tenha pedacinhos.

Chilli Beans:

Vai precisar de:

* 1 Cebola
* 300 Gramas de carne moída
* 2 Xícaras de molho de tomate
* 2 Xícaras de chá de feijão pronto
* Molho de pimenta a gosto
* Queijo parmesão ralado

Preparo:

1- Frite a cebola com um fio de óleo, e refogue a carne moída.
2- Junte o molho de tomate e o feijão amassado (ou batido no liquidificador), deixando refogar e encorpar.
3- Coloque molho de pimenta e sal a gosto.
4- Quando estiver pronto pra servir, salpique bastante queijo ralado por cima.

Sirva os molhos com nachos.

Bom Apetite!

Receitas feitas e aprovadas!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Costela Rápida

A Carne bovina, muitas vezes vista como vilã, tem propriedades nutritivas de grande valor. É rica em proteínas de alta qualidade, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B, ferro, zinco e fósforo. O ferro presente na carne bovina é melhor absorvido do que o presente em vegetais, cereais, frutas e ovos, isso devido a sua forma química, peculiar do ferro encontrado em carne animal. Uma boa carne magra, pode ter propriedades anticancerígenas, antiarterosclerose, antitrombótica, que diminua o colesterol, estimula a imunidade, aumenta a massa muscular, reduz a gordura corporal, prevenindo diabetes. E está nesse receita deliciosa que você faz num piscar de olhos. Vamos lá!

Vai precisar de:

* Costela bovina magra e bem limpa
* Linguiça para churrasco

Preparo:

1- Coloque a costela limpa, cortada, na panela de pressão, juntamente com a linguiça para churrasco.
2- Leve ao fogo, por aproximadamente 30 minutos.
3- Estará pronta quando a carne estiver macia. Não é necessário colocar água, sal ou temperos. SOMENTE a costela e a linguiça.
4- Sirva quente, acompanhada de arroz branco.

Bom Apetite!

Receita feita e aprovada!